Voltar ao site

Kadriaj: O Ocidente deveria condenar a linguagem criminosa das autoridades sérvias

Ocidente deveria condenar a linguagem criminosa

· blog

Ela disse que aqueles que causaram a tragédia no final do século passado continuam com a mesma linguagem.

O membro da Assembleia do Kosovo, das fileiras da AAK, Time Kardijaj, reagiu após as declarações racistas dos líderes sérvios.

"Eles já sabem que os crimes que cometem contra povos vulneráveis ​​os acompanharão para sempre, enquanto um Kosovo livre e independente se baseia nesse mesmo sacrifício, e seu caminho irreversível para a UE é nossa visão “Tenho mantido uma amizade duradoura com os Estados Unidos ”, escreveu ela.

Kadriaj escreveu que a voz de milhares de vítimas inocentes deve despertar a consciência do Ocidente e condenar a linguagem criminosa das autoridades sérvias.

Postagem completa:

Aqueles que causaram a tragédia no final do século passado continuam com a mesma linguagem. Eles já sabem que os crimes que cometem contra povos vulneráveis ​​os acompanharão para sempre, enquanto um Kosovo livre e independente se baseia nesse mesmo sacrifício, e seu caminho irreversível para a UE é nossa visão por manteve amizade eterna com os EUA.
A voz de milhares de vítimas inocentes deve despertar a consciência do Ocidente e condenar a linguagem criminosa das autoridades sérvias, buscar justiça para os inocentes que foram vitimados no final do século passado.

O jornalista da Rádio Kosovo, Nazmi Misini, faleceu. A notícia foi anunciada por seu ex-colega Sabit Ballbani na rede social "Facebook".

"Adeus meu melhor amigo e colega. "Descanse em paz Nazmi Misini", escreveu ele.

Ao longo de sua carreira como jornalista, Misini foi também redator-chefe do jornal "Rilindja".

Hoje, por volta das 19:17, as duas direções da rodovia Prishtina-Peja foram bloqueadas como resultado de tiros.

A notícia para lajmi.net foi confirmada pelo Policial de Informação, Daut Hoxha.

“No dia 10.04.2020 por volta das 19h15, foi divulgada a informação de que na autoestrada, com destino a Peja, à entrada da aldeia de Henc, ocorreu um tiroteio”.

“A unidade policial chegou imediatamente ao local, onde encontraram dois cartuchos de calibre 7,62 milímetros”.

Nenhum ferimento foi relatado até agora e a polícia está conduzindo investigações intensivas para esclarecer as circunstâncias e os motivos do incidente.

O Ministério Público Especializado de Kosovo, amanhã, em Haia, realiza uma conferência sobre o andamento do caso de Salih Mustafa, preso há algum tempo por supostos crimes de guerra.

No anúncio publicado no site do Tribunal Especial, é anunciado que o procurador Jack Smith falará nesta conferência a partir das 15:00.

Mustafa, 48, foi preso em 24 de setembro em Pristina pelo Gabinete do Procurador Especializado com base em um mandado de prisão, ordem de transferência e uma acusação confirmada emitida por um juiz da Câmara Especializada de Pré-julgamento do Kosovo.

Em sua primeira aparição perante o tribunal em 28 de setembro, o ex-membro do KLA, Sali Mustafa, disse que queria consultar seu advogado antes de se declarar culpado ou inocente.

O deputado AAK, Gazmend Syla, publicou o documento em que o Gabinete do Presidente da Câmara de Peja doou assistência de 2.500 euros a Milos Dimitrijevic da aldeia de Gorazhdec em Peja.

Dimitrijevic é conhecido como o chefe das estruturas paralelas da Sérvia para a região de Peja e, no passado, tinha-se denominado "o presidente da Câmara do município sérvio de Peja".

“O prefeito de Peja, Gazmend Muhaxheri, deu-lhe 2500 euros com o dinheiro dos cidadãos Milos Dimitrijevic de Gorozhdec, que é conhecido como o Presidente das Estruturas Paralelas em Peja. A Sérvia está ajudando Kosovo com tais ações e com pessoas como Gazmend Muhaxheri, ou por outro lado, a pobreza está crescendo em Peja. Corpo! ”, Diz Syla em seu post no Facebook.

Situa-se a poucos metros das principais instituições do país. Este memorial foi erguido para comemorar todos os desaparecidos da recente guerra no Kosovo.

Além deste memorial, muitos outros foram erguidos onde, nas datas marcadas, os líderes institucionais se curvaram e prometeram esclarecer seu destino.

Mas a recepção esgotou as famílias dos desaparecidos e sua dor é exacerbada quando há declarações de autoridades sérvias sobre a questão dos desaparecidos.

Recentemente, o ministro das Relações Exteriores da Sérvia, Ivica Dacic, em um programa de TV na Sérvia, afirmou nervosamente que eles deveriam fazer algo com os sérvios que mostram onde os albaneses estão enterrados na Sérvia.

Entretanto, a reacção do Ministro das Relações Exteriores foi imediata.

Haradinaj Stublla, por meio de uma carta enviada aos embaixadores da Quint em Kosovo e na Sérvia, exigiu deles uma sentença para o governo sérvio.

O depoimento de Ivica Dacic sobre pessoas desaparecidas também foi considerado inadmissível pelo centro de origem de pessoas desaparecidas.

Estes últimos chegaram a dizer que Dacic é o principal endereço onde o destino das pessoas desaparecidas deve ser responsabilizado.

Çerkini diz que a comunidade internacional pode fazer mais para esclarecer esses casos.

Embora 21 anos tenham se passado desde a guerra em Kosovo, o destino de mais de 1600 pessoas ainda é desconhecido.

Houve compromissos de que este tópico seria aberto com o lado sérvio, mas que o estado vizinho não estava disposto a cooperar.

Os centros de massagens no município de Prishtina ainda são problemáticos para a sua atividade.

Apesar de esses centros afirmarem oferecer serviços de massagem, eles fazem propaganda das partes íntimas do corpo das meninas que ali trabalham, onde também chamam clientes para agendar serviços para elas.

Não se sabe se esses centros oferecem serviços extras além da massagem, mas os fotógrafos que as meninas que lá trabalham publicam nas redes sociais deixam muito a desejar.

No entanto, embora a polícia e a fiscalização tenham fechado sistematicamente os centros de massagem, alguns deles intensificaram a publicidade.

Alguns dos centros, nomes conhecidos da redação, que funciona em Prishtina, publicaram fotos expondo os corpos de meninas seminuas.

A jornalista do lajmi.net não contatou oficialmente uma das meninas que trabalham nesses centros, mas ela não confirmou que existem outros serviços extras oferecidos além de massagem.

Além disso, quando ela foi questionada se ela é realmente uma das meninas, o que é visto nas fotos que postaram nas redes sociais, ela disse que sim.

"Ela é real", disse ela.

Lajmi.net também contactou a Polícia do Kosovo para saber se estes centros foram inspeccionados.

KP diz para lajmi.net que até agora iniciou 23 casos sob suspeita de crimes, como tráfico de pessoas, habilitação ou forçação à prostituição e fornecimento de instalações para a prostituição.

“A polícia, com base nas competências legais, tem respondido a estes casos, sejam eles receitas como reclamações de cidadãos, informações de campo ou outros indicadores como o caso da publicidade nas redes sociais. “Os casos para os quais iniciamos investigações sob suspeita de crimes como tráfico de pessoas, habilitação ou forçada à prostituição e fornecimento de instalações para a prostituição totalizam 23 casos”, disse a resposta do KP.

A polícia afirma ainda que o número de suspeitos contra os quais foram apresentadas acusações criminais é de 52.

“No âmbito da prevenção, desenvolvemos planos operacionais conjuntos com outras instituições e durante os anos de 2019 e 2020 inspeccionámos 68 instalações (Salões de massagens)”, afirma KP.

Já os preços das massagens são iguais em cada bar que oferece este serviço. Assim, por uma hora de massagem o preço é de 30 euros. Mas alguns deles fazem descontos de vez em quando. Quando há um feriado.